'"..................................................................................................."'

Saturday, October 1, 2011

Senhora da Boa Viagem


Antigamente, a travessia do rio Douro era bastante complicada, pois eram frequentes os acidentes que ocorriam nos barcos, e muitos afogamentos se deram. Um desses locais era o "Piar".
Num dia de cheia, os barqueiros de Barrô, avistaram na superfície da água uma imagem de nossa Senhora.
A essa imagem, que guardaram, deram o nome de «Senhora da Boa viagem» e fizeram-lhe um altar no rochedo dos Piares, onde meteram a figura da senhora e a prenderam com um cadeado para a salvaguardarem das cheias.
Quando iam, rio abaixo, os barcos rabelos carregados de vinho e outras coisas, chegavam aquele sítio tão medonho, os barqueiros tiravam as boinas da cabeça e rezavam à senhora da Boa Viagem, para que lhes valesse e acudisse.
Para agradecerem a Nossa Senhora a protecção que lhes dera ao longo do ano, nas suas viagens rio abaixo rio acima, os barqueiros de Barrô, iam todos os anos em Agosto tirar a imagem lá do alto dos rochedos, colocavam-na num andor e levavam-na na procissão do dia 15 de Agosto, Festa de Santa Maria de Barrô.
Ainda é possível ver a imagem da santa no rochedo, tanto de barco como de comboio, basta estarmos atentos. Aqui deixo a photo tirada recentemente.

4 comments:

  1. Upi já conseguis-te!!!!!!

    Boa semana para ti tb ;)

    ReplyDelete
  2. Que delícia de "lenda"!

    Pois! Nós observámos essa imagem de barco.
    abraço
    leonor moreira

    ReplyDelete
  3. Antes da construção das barragens no rio Douro, que, regularam o seu caudal, muitos foram os mareantes do Douro que aí morreram afogados. Um dos mais famosos foi o Barão de Forrester, um inglês radicado em Portugal e que, muito dinamizou o vinho do porto. Diz-se que também era amante da D. Antónia a Ferreirinha, que por coincidência ou não, também vinha no mesmo barco. A Ferreirinha salvou-se porque as suas saias, fizeram uma espécie de fole que, a trouxeram até à margem. Ao Barão é que nem a Sra dos Navegantes salvou. Embora digam que ele morreu, por causa do peso de dinheiro que trazia à cintura.
    Nuno Santos

    ReplyDelete