'"..................................................................................................."'

Thursday, October 20, 2011

Capela da Nossa Senhora da Portela(Senhora dos Prazeres)

A capela da Senhora da Portela situa-se ao norte dee Outeiro Seco. E uma capela muito antiga, jugula-se que foi construída nos finais só século XVII ou princípios do século XVIII. Apesar de seu nome verdadeiro ser Senhora dos Prazeres, o povo identifica-a por Capela da Senhora da Portela, talvez pela sua localização

O seu interior é muito simples, mas não deixa de ser uma capela muito bonita. No topo  norte tem um altar de talha dourada composto com 3 imagens: a Senhora da Portela com uma fita amarela que lhe deram os soldados quando vieram da guerra. A qual neste momento devido ao estado de degradação do altar não se encontra lá, sendo agora a sua casa a igreja Matriz da mesma aldeia. Ao lado, estão as imagens de São Gregório e São Ceris. As paredes laterais, são também muito simples, havendo somente uma pia de granito para a água benta . No chão, está uma sepultura onde foi sepultado José Alvares Ferreira, que faleceu em 1738. Também se diz que o capitão de cavalaria Guilherme de Sousa Carneiro Sampaio, casado com Rita Maria Ferreira Moltavoã, faleceu em 1829, em Outeiro Seco, sendo sepultado na Capela da Senhora da Portela.

Desde que tenho lembrança, esta capela está ao cuidado da minha querida mãe, Eugénia Bernardo. Aproveitando esta oportunidade quero felicitá-la pelo excelente trabalho e dedicação que tem posto no asseio da capela. Não só dedicação, mas também  pela fé que tem na Santa e nos ensinou a ter. Apesar de já não gozar de boa saúde, nem ter energia de antes, sei que não há um dia que não faça a sua visitinha, seja para regar as plantas, ou simplesmente para acender uma velinha e pedir protecção para seus filhos. Sei que um dos sonhos seria ver a Senhora da Portela outra vez de volta na capela. No seu exterior, existiu um cabide, que não é da minha lembrança, mas que conheci pelas muitas histórias que me contou. ela dizia que ai, especial ente aos Domingos, era como um local de encontros escondite, onde os namorados se encontravam, e também lugar onde os guardas-fiscais se escondiam, para fazer a espera aos contrabandistas.


Senhora da Portela
De uma beleza singela
Vejo em teus olhos meigos
A Vrgem Santa que me ilumina
Olho para ti e sinto paz na alma
Tu és amor, tu és esperança
Tu és luz que iluminda a minha estrada





Lurdes Figueiras

(Texto publicado no livro " No Outeiro das Lembraças" Agosto 2010)

3 comments:

  1. Sra Administradora, um pequeno reparo.

    O amarelo onde aparece a palavra comentário quase não se vê... faz mal às minhas pobres vistinhas.
    Eu sei! Tenho de trocar as lunetas!
    Pronto, tinha que dizer alguma coisa, está dito.
    O texto está mto bonito. Parabéns! Estava em falta aqui no cantinho.
    bjs
    Tenha um bom fim de semana
    leonor moreira

    ReplyDelete
  2. GOSTO MUITO DA CAPELA DA NOSSA SENHORA DA PORTELA...
    PORQUE NÃO FAZER UMA FESTA EM SUA HONRA?...
    BOM FIM DE SEMANA!

    ReplyDelete
  3. Olá amigos! olhai publiquei este texto porque esta mt dificil encontrar material para fazer post diario...caraças que nunca mais vem a neve pra vos mostrar ....no no tou a brincar, nao quero neve mas sim Primavera pra mostrar lindas flores.
    Amigo Joao, sabes que gostei da tua ideia, seria o maximo fazer uma festinha em sua honra.

    Bom fim de semana.

    ReplyDelete