'"..................................................................................................."'

Monday, August 8, 2011

Rio Tâmega


Quanta tristeza sinto em meu peito ao observá-lo hoje, vendo-o arrastar-se por seu leito poluído.
Lembro-me de ti, forte e vigoroso, a deslizar suavemente em seu longo percurso, cheio de energia, mostrando a todos que o observavam, tua beleza grandiosa.
Quando eu e meus companheiros o conhecemos, tinha em suas margens árvores frondosas, parecendo soldados e lhe protegerem. Quantas aves coloridas e belas cantavam e saltavam alegres em seus galhos, fazendo seus ninhos e encantando seu percurso.
Lembro-me também quando, por descuido, caíamos em suas águas e tu  mostravas sua força lutando conosco para arrastar-nos em sua correnteza.
Seguíamos sempre seu rumo para nos guiarmos.
Formamos pequena vila, hoje esta grande cidade que está a lhe matar.
Sabemos que o progresso é necessário, mas se os homens soubessem preservar a natureza, hoje tu  não estarias nessa angustiosa agonia. Quanta falta lhe faz aquelas velhas companheiras que margeavam seu caminho, trazendo sombra e oxigênio para tuas águas.
Querido Tamega, se soubéssemos que tu irias sofrer tanto, teríamos nos desviado de seu caminho.
Se os homens soubessem o mal que estão causando a  ti e a eles próprios, com certeza já teriam achado um meio de lhe ajudar.
Meu coração chora ao vê-lo tão doente e poluído, arrastando sua tristeza por onde passa.
Mais tristeza ainda sinto, quando os homens que passam por você viram o rosto para não verem a maldade que lhe fizeram.

Geno Figueiars

3 comments:

  1. Lindoooooooo!
    Parabéns Geno.
    abraço
    leonor moreira

    ReplyDelete
  2. UM ABRAÇO AO GENO, O TEXTO ESTA 5 ESTRELAS...
    VAMOS PRESERVAR A NATUREZA!...

    ReplyDelete
  3. hey pessoal, olhai ta a chover ;(

    ReplyDelete