'"..................................................................................................."'

Thursday, March 8, 2012

Uma das mais grandes tempestade solares....

Olá amigos! Espero que todo mundo esteja a ter uma boa semana de trabalho. Para aqueles que com o corre corre do dia a dia não tem tempo de ver noticias aqui fica uma noticia que acabei de ler. Já há 5 anos que não se via uma tempestade solar desta magnitude. O que poderá afectar os satélites , comunicações , etc . Na terça feira houve duas grandes erupções solares que provocaram uma onda de plasma enviando partículas pra o nosso planeta. Esta erupção de material chama-se "coronal mas ejection , or CME " atinge uma velocidade espacial de6.4 milhões de km per hora. Esta tempestade pode causar alguns problemas devido a uma combinação estranha de intensidade magnética , radio e radiaçao o que faz que esta seja a maior tempestade solar desde Dezembro 2006. Hoje se espera que esta tempestade solar se sita na terra, isto não quer dizer que vamos a ser atingidos mas sim vai ser como um sopro O que pode resultar em que nas baixas altitudes se va poder observar "aurora" estas luzes serão visíveis só em algumas partes dependendo da latitude e como já tinha mencionada atrás , interferência com a comunicação , GPS etc , etc ...as companhias aéreas já estão tomando precaução devidas.  Esta será uma boa oportunidade para as pessoas que gostam de admir e fotografar o céu, fiquem a alerta pra umas boas fotografias.

2 comments:

  1. Aqui no nosso cantinho, Portugal, os efeitos da tempestade solar são muito reduzidos. Não tivemos ainda oportunidade de ver ou sentir alguns dos efeitos previstos. Nada de auroras boreais .... nas comunicações creio que na mesma.
    De resto, em qualquer parte do mundo onde estejam os amigos deste blogue, não sejam importunados e tenham um bom fim de semana, em particular a administradora, Lurdes que aproveito para saudar.
    Artur Moura

    ReplyDelete
  2. Obrigada e bom fim de semana pra si tb.

    Admin

    ReplyDelete